segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Melhores Jogadores do Mundo!

Decorreu, hoje, no final da tarde em Zurique, a gala da FIFA para entregar os prémios aos melhores jogadores do MUNDO.

5 Mulheres e 5 Homens que podiam “arrecadar” este prémio para si. Foram eleitos como os melhores dos melhores. Um português e uma brasileira entre estes 10 praticantes de desporto que venceram muito mas muito. Cheguei a casa no momento em que a RTP transmitia, em directo, a bem dita gala. Todos vestidinhos a rigor, não escapando qualquer pormenor. Foi sem alguma surpresa que, na parte feminina, a brasileira Marta ergueu o troféu com as lágrimas nos olhos. Não acompanhei desde sempre a carreira de tal atleta mas o seu dom para o chamado “Desporto Rei” já me tinha passado pelos olhos…foi a 3ª vez que subiu aquele público e como a própria disse “já fui nomeada 5 vezes, ganhei 3 e é sempre como se fosse a primeira.” Via-se claramente a felicidade da desportista no seu rosto, era evidente. Não dava para disfarçar. Veio então, o tão esperado momento por todos (os profissionais da modalidade, como os fãs da mesma, e todos os que tinham curiosidade pelo momento). Sempre disse que por tudo o que fez NESTA época o, “nosso”, Cristiano Ronaldo merecia ganhar este prémio. E bem dito bem feito. Lá chegou Pélé (outro grande Senhor do mundo do Futebol de todos os tempos) pegou no envelope cinzento (ou prateado, se preferirem) e reproduziu o nome que se encontrava escrito no cartãozinho…Cristiano Ronaldo. Era então confirmado o que maior parte do mundo dizia. O Português, atingi este auge com apenas 23 anos…foi merecido.
Viu-se que estava emocionado e totalmente satisfeito, por finalmente, conseguir pegar naquele troféu como deve ser…já que o ano passado esteve perto. Porém o sorriso dele carregava alguma ironia e falta de humildade (e é apenas a minha opinião…e não pensem que não gosto do Ronaldo porque não é nada disso, sou uma grande admiradora do seu trabalho e da sua força e coragem). Subiu o palco como dizendo “Eu bem vos disse”. Se acho que há coisas que o Ronaldo deve melhorar a sua atitude e personalidade são exemplos disso…porque no mundo do Futebol já nos provou (e bem) do que é capaz. Mas criticas à parte, os meus parabéns.
E acima do orgulho que tenho ao ver que mais um Português (independentemente de ser o Ronaldo ou outro jogador qualquer) receber este prémio…orgulho-me de sentir que os MELHORES futebolistas do MUNDO (não sei se já pararam para pensar no quão difícil é, no mundo do futebol, conseguir ser o melhor dos melhores…e logo o futebol que “arrasta” gente e mais gente…) falam a língua de Camões…este ano os agradecimentos dos “actores principais” foram feitos em PORTUGUÊS…e isso sim, mais que ser este ou aquela, me faz colocar um sorriso no rosto e um brilhozinho no olhar.
Parabéns Marta e Ronaldo. Parabéns a todos os que estiveram pertinho e até mesmo aos que não chegaram lá mas que permitiram que estes dois desportistas (e não atletas como leio muitas vezes) hoje fossem, ainda, maiores. =D

(E, sendo estudante de Desporto, não podia deixar passar este facto em branco!)

2 comentários:

Joana disse...

Com tanta atenção que deram ao Ronaldo eu nem sabia que tinha sido uma brasileira a ganhar o prémio feminino.
Quanto ao Ronaldo já nem comento porque embora ele jogue muito bem a maneira dele agir fez-me deixar de gostar dele.

Beijo jectura

m☮ disse...

Fiqei tão feliz qe chorei xD mas pronto,sou grande fã dele,e admito qe ele pode agir muita vez com alguma falta de humildade,mas penso qe é em resposta a tanto qe escrevem e tanto qe o atacam,mas pronto.. dizendo isto tou a desculpar a atitude dele e n o qero fazer,mas é a minha opinião.
Por mim ontem ele teria la chegado e dito: 'MERECIA-O,TENHO-O E O RESTO É TRETA',porqe no fundo é a verdade,apesar de ficar mal..é a verdade.

mas pronto,ganhou e isso é qe é importante :D e não vai ser o ultimo,espero eu.

beijinho grande Joana