terça-feira, 30 de dezembro de 2008

2008 para trás...venha de lá 2009!


Quero fazer uma reflexão deste ano que está prestes a terminar. Quero recordar os momentos bons e os menos bons também (porque ate aos menos positivos trouxeram algo para a minha vida). 2008 foi um ano de mistura. Um ano complicado. Um ano marcante. Um ano intenso. Um ano vivido a mais de 100% diria eu. Tive o bom e o mau que se pode ter na vida. Fui imensamente feliz e também chorei de tristeza. Sorri e pulei pelas ruas da cidade. Cantei ao ouvido. Chorei e fiz chorar. Senti saudades daqueles que já não estão a meu lado. Caminhei com os olhos postos no chão, acompanhada pelo silêncio. Ergui a cabeça, puxei as mangas da camisola para cima e lutei. Venci e perdi batalhas. Esforcei-me. Dei o que pude de mim em prol dos meus objectivos. Fechei e abri as portas do meu mundo variadíssimas vezes. Entrou quem eu deixei e saiu quem quis. Houve entradas inesperadas. Houve saídas forçada. Houve de tudo. De bom e de mau, aliás como sempre. Vi parti familiares, amigos da família, filhos de amigos da família. Vi a entrada da minha “mais” que tudo neste mundo. Era tão pequena e frágil quando, pela primeira vez, a peguei ao colo. Vi a menina dos meus olhos, a morenaça de olhos azuis, sorrir para mim, brincar comigo, como se fosse sua amiga de infância (e só de pensar que está apenas 3 ou 4 dias comigo por ano, fico com a lágrima no cantinho do olho), como se me conhecesse desde sempre. Vi e senti imensas coisas ao longo destes quase, terminados, 12 meses, que é-me impossível descrever tudo simplificado aqui (e a linguagem do coração é tudo menos simples…é complexa e misteriosa, que nos confunde e alimenta dia – após – dia).
Foi um ano que tenho meses, semanas, dias ou simples momentos que quero e desejo simplesmente esquecer. Tenho outros então que quero mesmo recordá-los para sempre com o meu mais belo sorriso. Não sei se foi o meu melhor ano de vida. Mas foi onde mais cresci e evolui. Onde fui mais eu. Onde alarguei os meus horizontes de vida. Onde as cores tiveram um brilho maior, os sons uns acordes novos, os cheiros mais intensos. Foi um ano de vida. Pura e simplesmente isso.
Em relação a ti posso dizer que fizeste de mim a mulher mais feliz do mundo. Realizaste-me sonhos. Proporcionaste-me dos melhores momentos, dos melhores dias que tive o privilégio de viver na minha vida. Foste (e és) o maior dos pilares/apoios que tenho na minha vida. És a pessoa que melhor me deve conhecer. És parte de meu sorriso, do meu olhar, do meu suspiro, do meu coração. És parte de mim e isso, nem que passem anos, ninguém me vai tirar. Foi a teu lado que vivi o melhor de 2008 assim como me apoiaste nos piores dos piores. Triunfaste comigo. Sorriste comigo. Lutaste comigo. Cantaste comigo. Choraste comigo. Sonhamos juntos. Vivemos momentos juntos. Partilhamos tudo. Passamos horas e horas juntos. Fomos um só. Tivemos tudo a que temos direito. Mas como li algures “as coisas só duram o tempo necessário para que se tornem inesquecíveis” e assim foi. A relação durou o tempo necessário para que nem eu, nem tu, um dia a possamos esquecer. Foi dito praticamente tudo. O que não foi dito com palavras foi dito no silêncio, com o olhar, com o coração. Porque como tu um dia me disseste ao ouvido “Há muitas formas de se falar”…o que sinto ou não por ti…apenas a mim e a ti diz respeito…e se há coisas fantásticas neste mundo…a nossa amizade é uma delas. Disso não tenho a menor margem para dúvidas.
Para 2009 só quero o melhor para mim. Quero a minha paz, o meu bem-estar e felicidade de volta (se é que algum dia fugiram…podem simplesmente estarem adormecidos nalgum trilho da vida). Quero a minha garra, a minha força, a minha luta, a minha vontade, no auge. Quero ajudar quem merece. Quero conseguir gritar ao mundo “AQUI SOU FELIZ”. Quero provar ao mundo que vou ser capaz. Quero atingir os meus objectivos de sempre. Quero poder fazer os meus planos. Quero conseguir, diariamente, abraçar e dizer o que sinto àqueles que mais me são. Quero continuar com o leque de Amigos sempre perto de mim. Quero o arco-íris perfeito no meu mundo. Quero tudo aquilo a que tenho direito. Quero estar perto das minhas “mais que tudo” e do meu reguila. Quero simplesmente evoluir no sentido certo. Quero simplesmente evoluir a Joana de hoje. E podem parecer muitos “quero” que lá no fundo estão todos interligados.


Digo com alguma nostalgia (e também alguma vontade adeus a 2008…e com um sorriso no rosto recebo 2009…

6 comentários:

Joana disse...

Gostei da maneira cmo descreveste o teu ano!
=)

Espero que a última noite de 2008 e as 1ªs horas de 2009 também fiquem guardadas na tua memoria porque de certeza que a nossa passagem de ano vai ser inesquecível!^^

Beijo jectura!
(ohh e este foi o meu ultimo comentario de 2008 =0)

ic disse...

' Tive o bom e o mau que se pode ter na vida. Fui imensamente feliz e também chorei de tristeza. Sorri e pulei pelas ruas da cidade. Cantei ao ouvido. Chorei e fiz chorar. Senti saudades daqueles que já não estão a meu lado. Caminhei com os olhos postos no chão, acompanhada pelo silêncio. Ergui a cabeça, puxei as mangas da camisola para cima e lutei. Venci e perdi batalhas. Esforcei-me. Dei o que pude de mim em prol dos meus objectivos. Fechei e abri as portas do meu mundo variadíssimas vezes '

e aqui descreveste também o meu ano. E acho que todos os anos há uma coisa que é sempre boa no meio de mil e uma más - aprendemos sempre algo.

Eu queria meter o teu blog nos que estou a seguir, mas não consigo :x.

Beijinho e um bom ano :) *

sribeirodasilva disse...

ganda texto :#

Anónimo disse...

Sentido, Especial e Unico =D

Belo comentário amiguita. . .

Desejo.te uma grande saída, mas sobretudo uma grande entrada nesse novo ano que ai vem. Que tenhas tudo de bom =)

Beijinho *

Patrícia disse...

Olá...

Adorei o post... parece que cada um de nós é diferente, mas ao longo de 365 dias conseguimos viver tudo igual...
Muita Sorte para 2009

=)

m☮ disse...

Gostei mesmo do texto Joana.
O importante é guardar os bons momentos,seguir pra frente sempre c força pra enfrentar o qe vier :)
beijo grande