sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A participação portuguesa está prestes a terminar nos jogos olímpicos de Pequim. E que grande desfecho. Nelson Évora ganhou a medalha de OURO no triplo salto. Considero que uma ida aos jogos olímpicos não seja só chegar lá e trazer medalhas. É ir lá e vencer os nossos próprios limites, como por exemplo: os recordes pessoais, recordes nacionais, recordes da Europa, recordes do mundo e até olímpicos (estes dois certamente que trariam medalhas). Não somos nem nunca seremos como os EUA que levam 100 medalhas, quer de bronze, prata ou ouro. Enquanto o nosso (querido e magnifico) governo só der importância ao futebol não iremos nunca ouvir o nosso hino imensas vezes no estádio olímpico. Porque Portugal não é so futebol temos tantas modalidades que precisavam de ajuda e não a têm. Quantos atletas olímpicos, que levaram Portugal no peito a Pequim, não têm as ajudas necessárias para poderem treinar e chegar ao nível de outros grandes nomes mundiais. Não, até no ensino ficamos atrás de maior parte dos países. Não vemos nas nossas universidades incluídas no plano curricular uma cadeira de desporto em que cada um pudesse praticar uma, ou ate varias, modalidade de que gostasse. Será que ainda não perceberam que se funcionasse assim os estudantes poderiam relaxar e libertar o stress das aulas e do estudo naquele desporto e assim poderiam ter um rendimento melhor. Mas entanto o governo não cair nesta realidade não iremos sair da cepa torta.
Foi com pena que vi o Obikwelu abandonar a sua carreira, não ganhou medalha nenhuma, não conseguiu chegar a final dos 100m e já não se apresentou na prova dos 200m. Tomou consciência e pediu desculpa aos portugueses. Quem se iria lembrar que a sua estadia em Pequim foi paga com os impostos dos portugueses e que estes deveriam estar desiludidos com a sua prestação? Só mesmo o Obikwelu. Deu muitas alegrias a Portugal mas tudo tem o seu tempo e para ele o seu tempo acabou do outro lado do mundo onde a língua lusa é conhecida entre escassos cidadãos daquele país. Foi com tristeza que vi os outros atletas a não atingir os seus objectivos e outros que apesar de não trazer medalhas bateram o seu recorde ou o recorde do nosso país. Foi com o maior sorriso que recebi a noticia que a Vanessa Fernandes tinha ganho a medalha de prata no triatlo. A menina prodígio do triatlo portugues cumpriu o seu objectivo. Hoje a emoção não foi menor quando vi o Nelson Évora fazer salto atrás de salto e cada vez mais perto do ouro. Conseguimos sim. Ele conseguiu por todos nós. Ele conseguiu fazer com que a nossa bandeira suba ao lugar mais alto do pódio e que a Portuguesa (hino português) se faça ouvir e sentir no estádio olímpico de Pequim. Somos grandes sim. Não é contentar-me com pouco. É saber reconhecer todo o trabalho daqueles 76 atletas que partiram de Portugal cheios de sonhos e ambições que os moveu durante 4 anos em treinos diários, a suportar as mais diversas dificuldades, os desafios, as alegrias e tristezas. Tivemos de tudo neste mundial. Alegrias e tristezas. Espero bem que ate 2012, altura em que os jogos olímpicos irão decorrer em Londres, Portugal tenha evoluído com tudo o que viveu nestes jogos olímpicos. Tenho pena dos atletas que desistiram das suas carreiras no desporto devido a falta de patrocínios ou de condições melhores para efectuarem os treinos correctamente. São lutas que merecem ser vencidas. Basta o governo ajudar um pedacinho e certamente iríamos ter outros resultados. Outra satisfação. Outra motivação. E como a mentalidade deste povo ainda é do género: quantidade de medalhas = maior ou menor orgulho. Pois bem, mesmo com apenas 2 medalhas eu estou orgulhosa de todos os atletas que foram lá e deram a cara por este pais. Nem tudo foi bonito ou de ver ou de ouvir mas era um pedaço de todos nos que estava ali. No meio daquele mundo fascinante. Em 2012 haverá mais e quero acreditar que nestes 4 anos que separam estes jogos dos próximos seja o tempo suficiente para mudarmos este pais em relação ao desporto, no geral, e que os atletas tenham outra condições de treino e de ajudas e que todas as mudanças se vejam reflectidas nas prestações do portugueses que irão trazer o país ao peito com o maior dos orgulhos.
Hoje tivemos a prova que “querer é poder”. Parabéns a todos os atletas que deram o que puderam. Parabéns aos medalhados e que em 2012 repitam a proesa. E amanhã será mais um orgulho ouvir o hino perante os olhos do mundo. 12 anos depois voltamos a provar que os pequeninos também podem ser grandes. (Portugal sendo um pais pequeno conseguiu chegar ao ouro).


E Hoje ouviu-se o Hino em Pequim. Foi um belo momento. Obrigada Nelsón.

Sem comentários: